Pesquisa no site

Rede Movimento de Rádios

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Um pigmeu entre gigantes


General de Brigada Paulo Chagas
No início do mês passado, fui convidado pelo Comandante do Exército, Gen Villas Bôas, a acompanhá-lo em uma visita oficial ao Regimento de Dragões da Independência, onde um Oficial da Reserva (R2) seria recepcionado.

Tratava-se de atender ao pedido de alguém que tivera o privilégio de aprender as táticas elementares da Cavalaria e de conviver, por algum tempo, no salutar ambiente de um regimento e de ter feito contato com os valores, as virtudes e os princípios que norteiam a vida castrense.

O Exército como um todo e a Cavalaria em especial, são instituições apaixonantes e marcantes para quem tem a oportunidade de conhecê-los mais de perto.

Neste contexto, para aqueles que cursaram o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP), no tempo em que a Cavalaria era a cavalo, sobressai de importância o antigo 17º Regimento de Cavalaria, sediado em Pirassununga (SP), hoje mecanizado e aquartelado em Amambai (MT).

Foi para relembrar seus tempos no “17”, onde estagiou, que o 2º Ten Cav (R2) Ricardo Lewandowski, hoje Presidente do STF,  solicitou uma visita ao quartel do “1º de Dragões”. Nada mais justo e lógico para quem conheceu o agradável sabor da vida agitada e alegre de um Regimento de Cavalaria.

O roteiro da visita incluiu uma magnífica demonstração do treinamento aplicado aos cavalos e aos Dragões para habilitá-los ao emprego nas operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

O Ten Lewandowski, como era de se esperar, ficou realmente muito impressionado com o que viu em termos de motivação, capacitação, destreza, disciplina, coragem e vigor físico da tropa e dos animais.

A visita foi encerrada com um almoço no Salão Nobre do Regimento, ocasião em que o Gen Villas Bôas presenteou o visitante com uma placa de madeira na qual estava fixado um estribo.

O Comandante do Exército fez questão de frisar que se tratava do estribo do lado esquerdo, o do “lado de montar”, e alertou o homenageado, agora não mais o Tenente de Cavalaria, mas o Ministro Presidente do STF, para o fato de que o do lado direito estará sendo empunhado pelo Exército Brasileiro, para evitar que a sela vire no momento de montar, garantindo a firmeza na tomada de assento na sela.

Complementando, o Comandante justificou o sentido figurado da gesto, dizendo ao Ministro que ele, no exercício de suas elevadas funções judiciais, terá sempre o Exército à sua direita, vigilante e atento, para garantir o cumprimento da lei e o respeito à ordem pública e aos preceitos constitucionais.

O Ministro recebeu e entendeu a mensagem, agradeceu a lembrança e disse, com ênfase, em seu discurso de agradecimento, que a Suprema Corte brasileira, a exemplo das FFAA,  é uma instituição de Estado e não de governo, ou seja, comprometida, antes de tudo, com o Brasil e não com governos de ocasião!

Hoje, depois de ter assistido à tramoia dos integrantes daquele supremo tribunal de justiça para favorecer, no processo de impeachment, o governo que o aparelhou, sinto-me autorizado a pensar que houve falha na avaliação do Aluno e do Tenente Lewandowski nos indicadores relacionados ao compromisso com a verdade, fundamento da moral cavalariana e do Exército de Caxias!

Se, por um momento, encontrei no Presidente do STF identidade no amor e na admiração à Cavalaria, hoje, rechaço este sentimento, porquanto, de fato, enquanto esteve entre nós, no CPOR e no “17”, não passou de um pigmeu entre gigantes, o que justifica ele ter imaginado que, voltando a um quartel, na posição que ocupa, poderia equiparar-se àqueles que o devem ter humilhado com sua imensa superioridade moral!

3 comentários:

  1. TEXTO FANTÁSTICO, FECHOU COM PALMAS DE OUTRO.

    ResponderExcluir
  2. O CONSÓRCIO DA CORRUPÇÃO
    Todos percebem que “esse partido”, com seus coligados, é uma imensa quadrilha e também todos entendem os escandalos que se sucedem interminavelmente como “esquemas” que eventualmente, têm entre os participantes, alguns corruptos que também já participam de outros “esquemas”. Ou seja, “são sempre os mesmos, manjadissimos bandidos” e “quem começou nunca mais parou”. Mas essa é uma PERSEPÇÃO ERRADA !!! Porque o famigerado partido-quadrilha, o desgraçado foro de spaulo, os malditos corruptos e os criminosos narco-traficantes bolivianos e venezuelanos são todos quotistas (donos de parte, sócios)de algo muito maior que funciona em modo de consórcio por quotas. É uma “entidade” DIFUSA. É um consórcio INFORMAL, sem sede, filiais ou qualquer outro tipo de instalações. Não tem nem organograma explicito , nem abrigo jurídico, já que tem como objetivo o enriquecimento pelo crime; mas tem, além de quotistas, também prestadores de serviço, funcionários e sobretudo, tem um coordenador. Esse coordenador é exatamente quem, na genialidade do direcionamento do “contrário-do-espírito santo”, admite os quotistas-investidores, arregimenta funcionários e prestadores de serviços, cria, planeja e implanta os “esquemas” de corrupção e tudo isso através de técnicas de alta gerência, estrategia e delegação. O coordenador, chamemo-lo assim, é quem integra todos os participantes dentro dos respectivos “esquemas” dando característica de DISFARÇADA, OCULTA, unidade ao consórcio. Essa unidade permite, por exemplo, que diversos “esquemas” se beneficiem, simultaneamente, de um mesmo grupo de “prestadores de serviço”. É o caso por exemplo, de judiciário aparelhado e usado como “prestador de serviço”. Outro exemplo de “prestação de serviço” seriam empresas públicas e órgãos públicos, devidamente aparelhados. Mais um exemplo de “prestadores de serviço” seriam as bancadas de parlamentares, devidamente subornados ou jornalistas e artistas com opiniões de aluguel. Para dirigir/coordenar/integrar essa organização criminosa, o coordenador não precisou fazer cursos de gerência, porque , como satanista, é estreitamente dirigido por satanás que sabe de sobra, o know how para lhe ministrar. Entre os quotistas, que investem e se enriquecem em retorno e consequência, encontramos politicos; empreiteiros (atualmente muito em evidência, por estarem alguns ,poucos, na cadeia); banqueiros; empresários dos 4 setores: agropecuária,indústria, comércio e serviços. O Consórcio da Corrupção, seria, por analogia, um cancer metastático no corpo da Nação. E seu coordenador e também quotista, é lula!
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1114638001903115&set=a.452809461419309.107089.100000707775594&type=3&theater

    ResponderExcluir
  3. DUDU, FAÇO DAS VOSSAS PALAVRAS, AS MINHAS. ESSE TEXTO RETRATA O PERFIL DO MOMENTO POLÍTICO QUE VIVEMOS, CONFIAMOS EM DEUS E NA FORÇA DE NOSSA GENTE QUE JAMIS SE DOBRARÃO AOS VERMELHOS MAFIOSOS.

    ResponderExcluir